sábado, 30 de janeiro de 2016

Grupos de WhatsApp: 5 dicas de convivência no aplicativo


Em um mundo cada vez mais conectado, não é difícil achar quem não consiga desgrudar de seus dispositivos móveis. Não é à toa que redes sociais e aplicativos são usados cada dia mais para trabalho e lazer. Práticos e gratuitos, os grupos de WhatsApp estão entre os mais populares da lista. 
No Brasil, 93% dos usuários de smartphones têm o aplicativo e o usam constantemente, apontou pesquisa realizada no ano passado pela Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência.
Ou seja, quase todo brasileiro tem um grupo da empresa, dos colegas, dos amigos, da família. Uns com mais e outros com menos membros, mas todos com pessoas conscientes, que sabem utilizar a ferramenta, certo? Bom, nem sempre a realidade é exatamente essa.

Problemas mais comuns

Como os grupos de WhatsApp são criados pelo administrador, nem sempre você conhece todo mundo – e às vezes são esses justamente os que mais atrapalham. Certamente já se deparou com alguém que envia mensagens e áudios a toda hora e não deixa que o seu smartphone pare de vibrar e piscar.
Outras vezes, o grupo acaba se tornando uma extensão da sua empresa. Os membros só ficam falando de trabalho. É cliente para cá, metas e relatórios para lá e você não consegue descansar e sair do ambiente organizacional nem aos finais de semana.
Em situações como essas, o mais fácil seria simplesmente deixar os grupos e sair. No entanto, às vezes esse é o único canal de comunicação que se tem com aquelas pessoas, sem falar que abandonar o bate-papo de uma hora para outra pega mal e pode ser interpretado como falta de educação.

5 dicas de convivência nos grupos de WhatsApp

A situação parece difícil? Confira cinco dicas de etiqueta nos grupos de WhatsApp que podem tornar a convivência bem mais simples e amigável:
  • Não abuse do horário
Ninguém é obrigado a ter a mesma rotina maluca que você. Respeito o horário e evite as mensagens durante a madrugada. Salvo emergências, nenhuma novidade é tão especial que não possa ser contada na manhã seguinte.
  • Avalie a relevância do conteúdo
Refletir é sempre bom. Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver boa parte das pessoas, mande em particular para o interessado. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico.
  • Evite áudios
Apesar de serem mais práticos, só mande áudios em último caso. Afinal de contas, ninguém gostaria de apertar o play e ouvir uma brincadeira ecoando do seu telefone no meio do trabalho
  • Respeite a construção das frases
As orações – frases com sujeito, verbo e predicado – foram criadas para serem usadas. Se você é daqueles que mandam uma palavra por mensagem, saiba que a culpa do silenciar grupo é toda sua. Vale muito mais a pena perder alguns segundinhos a mais escrevendo do que digitar palavras soltas.
  • Maneire nos emojis
Eles são bonitos, coloridos e fofos, mas os emojis precisam ser usados de maneira moderada. Afinal, quantos anos você tem para ficar mandando desenhos em grupos? É preciso saber a hora de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário