De acordo com o autor Mark Brown, MD, do Departamento de
Psiquiatria da Universidade do Arizona-EUA, as pessoas que sofrem de
apnéia grave são mais propensos à ganhar mais peso do que aqueles com
OSA menos grave ao longo do tempo.
O estudo incluiu pelo menos 5 anos de acompanhamento de 3.001 homens e mulheres do Sleep Heart Health Study com uma idade média de 62 anos. Da amostra, 55% dos participantes eram do sexo feminino e 76% eram da raça branca. O modelo final foi ajustado para idade, sexo, raça, IMC inicial e as mudanças no IAH ao longo de 5 anos.
Como a apnéia do sono pode causar aumento do peso?
A apnéia do sono causa vários fatores que contribuem para o aumento do peso:Menor “disposição” para atividades físicas. O sono de má qualidade devido à apnéia do sono pode levar a um estado de baixa energia, fadiga, sonolência e “preguiça” que desmotivam a realização de atividades físicas.
- Aumento dos hormônios do estresse (cortisol, adrenalina, etc) decorrente da fragmentação do sono causada pelas apnéias. O resultado é um favorecimento ao acúmulo de gorduras no organismo. Além disso, ocorre redução do hormônio do crescimento e menor crescimento dos músculos.
- Aumento da resistência à insulina. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que permite a passagem do carboidrato (glicose) para o interior dos tecidos onde ocorre a “queima“ e produção de energia para o corpo. Com a maior resistência à ação da insulina, o carboidrato não é queimado, permanece na circulação sanguínea (podendo levar ao diabetes), e o organismo “entende” como se houvesse excesso de carboidrato e passa a transformar este em gordura que é levada, em seguida, aos depósitos de gordura do corpo (barriga, nádegas, etc).
- Aumento da resistência à leptina. A leptina é um hormônio que regula a fome e o apetite. A maior resistência em sua ação leva a uma dificuldade em controlar o apetite, principalmente por coisas doces.
- Aumento dos níveis de grelina. Este hormônio aumenta o apetite.
- Ansiedade e depressão. A má qualidade do sono causada pelas apneias pode contribuir para a ansiedade e depressão e, assim, favorecer o ganho de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário