domingo, 16 de julho de 2017

Ronco e gravidez: entenda a relação

 

O ronco pode se tornar bastante comum durante a gravidez. Entre cada dez gestantes, três roncam no segundo trimestre; já no terceiro, esse número sobe para quatro. A causa mais provável do ronco durante este período é o estreitamento das vias nasais, devido ao aumento da circulação do hormônio estrogênio, que faz com que as vias nasais inchem, bloqueando parcialmente a passagem do ar. Saiba mais sobre as causas do ronco na gravidez nesse post.

Rinite gestacional pode ser a causa do ronco

Se você é gestante e seu nariz está entupido ou escorrendo, mas não possui nenhum sinal de resfriado, pode estar com rinite gestacional, uma condição que atinge até 30% das mulheres grávidas e tende a piorar no último trimestre. Este problema pode te deixar com o nariz entupido constantemente e causar o ronco. Isso ocorre porque os níveis de estrogênio aumentam durante a gravidez, o que contribui para que as mucosas nasais inchem e seu corpo produza mais muco.

Aumento de peso e retenção de líquido

O aumento do peso durante a gravidez também pode ser uma das causas do ronco, principalmente se você dormir com a barriga para cima. Quando você deita nessa posição, o excesso de peso da barriga pode acabar impedindo a expansão da caixa torácica e dificultando a respiração.
Outro fator que influencia no aparecimento do ronco durante a gravidez é a retenção de líquidos e o consequente inchaço. Principalmente se suas vias aéreas já forem estreitas por natureza ou se você tiver tecido em excesso no fundo da garganta, esses fatores que surgem durante a gestação podem ser efeitos agravantes.

Apneia do sono durante a gestação

O ronco durante a gravidez também pode ser resultante da apneia do sono. Se alguém te disser que tem ouvido barulhos de engasgo ou perceber que você está tendo paradas respiratórias durante o sono, procure um médico e investigue as causas do seu ronco para descobrir o melhor tratamento para esse distúrbio do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário