Alguns mitos passam de gerações. Descobrir a verdade sobre eles pode esclarecer dúvidas e afastar o medo.

- A infância traz muitas recordações. Lembro-me de quando íamos com toda família para um riacho próximo de onde morávamos.
Quando aproximava-se da hora do almoço, por mais que estivéssemos com fome, ninguém queria comer, porque desejávamos continuar brincando na água. Momentos como aqueles eram raros e queríamos aproveitar o máximo possível. No entanto, meus pais sempre foram rígidos com a educação, eles não chamavam duas vezes, bastava um olhar que já estávamos lá comendo os lanches.
O problema é que sabíamos que por mais deliciosos que estivessem os lanches, teríamos que esperar duas horas para voltar para a água. Os ponteiros do relógio pareciam parar e quando perguntávamos se havia dado o horário e porque tínhamos que esperar tanto, a resposta da mãe era a mesma:
"Por acaso eu tô falando grego? Quando for a hora eu aviso e, se entrar na água antes, vocês vão morrer." Nenhum de nós queríamos morrer, o jeito era obedecer.
Este mito contado acima assombra a cabeça de muitos pais e passa através de gerações. É uma crença mal interpretada e torna-se até um exagero, porque muitas refeições são proibidas por pais quando os filhos desejam entrar na água, ou depois que saem da piscina e alimentam-se ainda precisam esperar por horas para voltar a nadar novamente.
De acordo com as dicas do site Drauzio Varella, muitas dúvidas sobre se pode ou não nadar logo depois de comer são esclarecidas: Comer e depois nadar não faz mal?
Não, você pode comer e nadar em seguida, pois alimentar-se não faz mal, e sim, a falta de alongamento.
O alongamento é um preparo necessário em qualquer tipo de atividade física, a falta dele provoca câimbras.Pode comer qualquer coisa?
Qualquer atividade física, seja na piscina ou jogando futebol, requer alguns cuidados com a alimentação, é preciso comer e beber coisas leves, uns 40 minutos antes da prática esportiva.
Não é aconselhável comer refeições pesadas como uma macarronada, feijoada ou churrasco, elas podem provocar mal-estar ou vômito.Como funciona o estômago na hora da digestão?
Segundo a nutricionista Madalena Vallinoti, quando há alimento para ser digerido, o estômago precisa receber fluxo sanguíneo, mas ao fazer exercícios, o organismo passa a priorizar a distribuição do sangue para os músculos, deixando o estômago de lado".
Nosso estômago exige mais sangue quando está fazendo digestão, é por isso que muitos especialistas acreditam que os músculos ficam mais irrigados, resultando em câimbras. Um dos perigos de se ter câimbra, quando se está nadando, é a intensidade que ela chega, a pessoa corre o risco de afogamento.O que fazer quando der câimbra?
As câimbras não têm cura, mas podem ser prevenidas: alongamentos, como foi citado nos tópicos acima, massagem, boa alimentação e muito líquidos são uns dos meios de proteger-se contra elas.
Caso surja câimbra quando você estiver nadando, o melhor a ser feito é ter calma, peça ajuda, se for possível e lembre-se de duas coisas: Primeiro, o copo humano tende a flutuar. Segundo, por mais dolorido que esteja, as câimbras são dores passageiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário