domingo, 19 de junho de 2016

Mamografia: O que é e porque você deve fazer

A melhor e única forma de encontrar indícios de câncer de mama antes de se formar tumores é realizar a mamografia solicitada pelo médico.

 

  • Um tipo de radiografia que pode salvar vidas, esta é sua melhor definição. A mamografia é feita através de aparelho radiográfico, onde as mamas são pressionadas na horizontal e na vertical para que o tecido mamário seja examinado a fim de encontrar sinais do câncer de mama. O exame pode ser doloroso, por isso o ideal é marcar para uma semana após a menstruação.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres a partir dos 40 anos têm necessidade de realizar o exame anualmente a fim de evitar descobertas tardias onde nada poderá ser feito. Alguns médicos solicitam o exame antes desta idade, especialmente se houver casos de câncer na família ou outros indícios. O profissional sempre saberá o melhor para cada uma em especial.
    Durante o exame a mulher estará despida da cintura para cima e ficará em pé na frente do mamógrafo. A auxiliar de radiografia dará as instruções. Assim como qualquer outro exame radiográfico, é necessária muita atenção com possível gravidez e retirar apetrechos de metal como brincos e correntes. Não usar desodorantes, talcos, cremes ou qualquer outro tipo de material que possa prejudicar o exame também será pedido.
    Quem possui próteses mamárias também pode realizar o exame, porém o médico deverá ser informado antes para definir se a mamografia é o exame ideal no caso. Outros tipos poderão ser solicitados como uma ressonância, por exemplo. Isso porque, quando a mama é mais rígida, a mamografia não consegue atingir o tecido mamário em sua totalidade.
    Esse exame importante é capaz de detectar risco de câncer até dois anos antes do tumor se formar. Por isso é tão importante seguir o calendário e realizar os exames periodicamente. Quanto antes for descoberto qualquer incidência maligna, mais fácil e menos invasivo será o tratamento.

    Ao realizar o próximo exame no ano seguinte, é importante levar o anterior para que uma melhor avaliação seja feita. Se os indicativos são nulos, provavelmente seu médico mudará o exame para ser feito bianualmente.
    Os resultados do exame serão mais bem interpretados por seu médico. Existe um sistema de classificação por BI-RADS, onde o número 0 determina que deve ser realizado novamente e quanto menor o número de 1 a 6, menores as evidências de risco de câncer.
    Muito divulgado no passado, o autoexame mamário não é tão eficaz para a descoberta precoce do câncer. Por isso a necessidade de realização da mamografia a partir da idade recomendada. Sem desculpas. Caso a mulher encontre um caroço na mama deve procurar por um médico para melhor avaliação.

    Nada mais reconfortante que o conhecimento de que a saúde vai bem e que algo que assusta, como o câncer de mama, pode ser detectado com um exame simples e poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário