domingo, 30 de agosto de 2015

Tireóide dói?

http://desejosdebeleza.com/wp-content/uploads/2015/02/tireoide.jpg

A resposta é sim. Vejam abaixo quais são as patologias da tiróide que mais provocam dor.

 1) TIREOIDITE AGUDA ( SUPURATIVA, PIOGÊNICA, OU SEPTICA)

Causadas por  abscessos , trauma ou após a punção aspirativa com agulha fina.
Os principais agentes patogênicos são: BACTÉRIAS ( estreptococos, estafilococos, peumococos, Salmonella spp, Micoplasma tuberculosis)

FUNGOS
PROTOZOÁRIOS E HELMINTOS (echinococcus, Tripanosoma cruzi)

É importante ressaltar que nos doentes com AIDS ( SIDA)  os agentes mais importantes são os criptococos e o Pneumocystis carinii.

SINTOMAS : Febre com dor intensa na tiróide, além de hiperemia (calor e vermelhidão local) , disfagia  (dor ao engolir) , linfadenopatia (aumento dos ganglios) e sepse (infecção generalizada)

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL: No hemograma ocorre aumento dos leucocitos (celulas brancas do sangue) e elevação marcante das provas inflamatórias (PCR , VHS)
Ultrassonografia ou ecografia da tireoide pode revelar abscessos. Mas o melhor método diagnóstico é a punção aspirativa com agulha fina, com bacterioscopia e cultura da secreção.

TRATAMENTO: Drenagem cirurgica dos abscessos existentes e antibióticos.


2) TIREOIDITE SUBAGUDA (GRANULOMATOSA, ou de DE QUERVAIN, ou de CELULAS GIGANTES)

Surge mais frequentemente como uma infecção viral.

SINTOMAS: Dor severa na tiróide, podendo haver disfagia e/ou irradiação para a mandíbula ou ouvidos.
Febre, mal estar e mialgias são comuns.
Podem haber sintomas de hipertiroidismo como tremores, agitação, palpitações, sudorese, insônia, alteração do humor como nervosismo intenso.

DIAGNÓSTICO: A combinação de VHS elevado , aumento das dosagens de T3, T4 e tireoglobulina, com supressão do TSH e baixa captação de iodo radioativo na cintilografia de tiroide é praticamente patognomônico da doença.

TRATAMENTO: Antiinflamatórios não esteróides, corticóides se a dor for mais severa. se houver sintomas de hipertireoidismo deve ser tratado apenas com betabloqueadores pois não há aumento da síntese de hormônios tireoideanos apenas maior liberação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário